sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A catástrofe do Haiti ajudando nas relações internacionais

O Haiti sofreu graves danos no terremoto no dia 12 de Janeiro, 2010. Logo após as primeiras notícias sofre o incidente diversos órgãos e governos internacionais iniciaram um processo de ajuda humanitária, com auxilio de força tarefa, dinheiro, alimentos. Até então nada muito anormal, mas com o passar dos dias, cada vez mais órgãos e governos estão prestando ajuda, uma rede mundial de solidariedade e ajuda se formou, estreitando em muito casos contatos entre os países.

A notícia que mais me intrigou foi esta :

Para ajudar Haiti, Cuba libera seu espaço aéreo para os EUA

Essa notícia foi publicada no G1, http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1448778-5602,00.html, infelizmente o jornal só dedicou três linhas de comentário sobre a informação.

Cuba e EUA são inimigos declarados há muito tempo, suas relações foram cortadas em 1961, contudo as mudanças no poder em Cuba esta começando a surgir efeitos na abertura de suas relações internacionais.

Retirei um trecho da Wikipédia que descreve as mudanças nesses últimos tempos.

“Após ter permitido a venda de alguns produtos a cubanos, o governo de Raul Castro começou a ser melhor visto pela mídia internacional, inclusive, com a expectativa de que Chanceleres europeus retirem as sanções contra Cuba.
Em junho de 2008 a União Européia aceitou abrir mão das sanções diplomáticas contra Cuba abriu um processo de diálogo político incondicional com a ilha. A decisão foi tomada apesar dos pedidos dos Estados Unidos para que os países mantivessem uma postura dura contra Havana.”

A notícia aparentemente é simples, mas pode ser o inicio da retomada de relacionamento entre EUA e Cuba.

0 comentários: