domingo, 31 de janeiro de 2010

O início da teoria para Interpretação de Texto

Paráfrase

É a técnica mais utilizada para provas de interpretação de textos em concurso e vestibulares. Consiste em utilizar diversos recursos para a reescrita do texto mas sem mudança do sentido.

Definição: chama-se de paráfrase a reescrita do texto sem alteração de seu sentido original.

Recursos:

a)     Sinônimos – palavra que tenha o mesmo ou aproximadamente o mesmo sentido de outra. Ex.: Carro e Automóvel.

b)     Antônimo – palavra que tenha sentido oposto a de outra. Ex.: Feliz e Triste.
Nas provas de concurso o antônimo é utilizado com uma negação antes, assim a expressão não perde o sentido original.
Ex.: Carlos é feio – Carlos não é bonito.

c)     Termos anafóricos – é utilizado um termo anafórico (esse, este, que) para retomar total ou parcialmente um contexto já expresso anteriormente. Ex.: André e Giuseppe saíram, mas não juntos: aquele foi namorar; este, foi ao cinema.

d)     Omissão de termos subtendidos – utilizando muitas vezes sujeito desinencial ou oculto. Ex.: Desejávamos que ele passe no concurso. O sujeito NÓS este subtendido.

e)     Mudança de ordem dos termos – é a técnica de mudar, por exemplo, a ordem direta da oração. Ex.: A onça está muito brava – Muito brava a onça está.

f)       Mudança de voz verbal – mesma ideia da mudança de ordem dos termos, mas agora com a mudança da voz verbal, de ativa para passiva.

g)     Troca de discurso – Ex.: Ela veio até mim e disse: - Você é muito feio (discurso direto). Ela veio até mim e falou que sou muito feio (discurso indireto).

h)     Perifrástica - Processo que consiste em expressar por muitas palavras o que se poderia dizer em poucos termos. Ex.: O atual presidente do Brasil visitou o EUA. Lula visitou o EUA.

i)        Troca de locução por palavras – é geralmente a substituição de um locução adjetiva pelo seu adjetivo sinônimo. Ex.: O homem da cidade não sabe os benefícios do campo. O homem urbano não sabe os benefícios do campo.

0 comentários: