quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Venezuela mais uma vez andando para trás

Nosso novo membro do Mercosul, uma união aduaneira para a evolução do comercio da América do Sul, esta cada vez mais entrando no buraco que ele próprio cava. Uma das últimas “estratégias” de Chávez, e expropriar mercados que alterarem os preços de seus produtos devido a alteração artificial do cambio. O presidente diz que com esta postura criara um mercado socialista e trará emprego a Venezuela. Qualquer estudante de economia pode prever o desastre de sua postura no mercado.

Mas minha análise vai muito mais que os últimos acontecimentos na Venezuela, minha indagação é porque o povo venezuelano permiti que Hugo Chávez faça o que quer com o país, leve o país a bancarrota, aumente o desemprego, uma inflação beirando a hiperinflação, um país que tinha uma democracia instalada, um comércio em expansão, cadê os cientistas políticos e econômicos.

Será que o problema é uma população com nível de educação adequada, para conseguir fazer uma análise crítica da situação? Se esta indagação for positiva o Brasil pode estar em maus lençóis. A Venezuela tem um nível de educação maior que do Brasil de acordo com o último relatório da Unesco. Espero que o exemplo empírico da Venezuela sirva de exemplo para que nunca ocorra algo parecido no Brasil, diria melhor, para que nunca ocorra mais nada parecido no Brasil.

0 comentários: