sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tipologia Textual

Tipologia Textual

1) Descrição

O texto descritivo é aquele que tem por base fazer uma descrição, daí o nome da tipologia, de um ser vivo, de um objeto ou mesmo de um lugar.

Uma das principais característica deste tipo de texto é a utilização constante de adjetivação, para que o leitor posse ter uma imagem do objeto descrito.

Ex.: Meus cabelos cão palhas de aço, meu porte físico de uma lesma, porém, sou auto que nem um poste de luz.


2) Narração

Na narração, ao contrário da descrição que descreve um ser vivo, um lugar, conta um fato, onde está presente personagens, enredo, tempo em que se passa a história e o ambiente.

Ex.:: Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo dia de uma preguiçosa segunda-feira. Maria acorda, ingere algum pão e café, despede-se da família e se põe a caminhar em direção ao ponto de ônibus. Não tão longe dela, José executa as mesmas ações, porém, não se sabe se desperdiçou os mesmos momentos de adeus.


3) Dissertação

O texto dissertativo tem como centro primordial a ideia. Dissertar é refletir, debater a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Sem dúvida é o texto mais cobrado em provas de concurso público, tanto para redação como para interpretação de textos.

Ex.:: Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.

Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços.

Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.
Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.
(Retirado do site http://www.graudez.com.br/redacao/ch05.html)

0 comentários: