quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ajuda humanitária ao Haiti, em execesso?

O Brasil vai enviar U$ 15 milhões de dólares e 14 toneladas de alimentos ao Haiti, está é uma das únicas notícias que está presente nos jornais após o terremoto que ocorreu no dia 12 de janeiro de 2010.


Os brasileiros são tão midiáticos que não conseguem fazer uma análise além dos acontecimentos, ao ser informado do envio de dinheiro e alimentos pelo Brasil ao país Haiti, ajuda humanitária, logo conclui que o país está inserido no cenário internacional. Além disso que o país é um dos principais em ajuda aos Direitos Humanos, ao progresso, a defesa da democracia e, em geral, que o país deve esta imagem de bom samaritano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Longe de ser um “não humano”, um monstro, um insensível sou radicalmente contra o envio desta ajuda ao Haiti, justamente por ser radicalmente a favor do combate a marginalização da vida. Como um país como o Brasil tem condições para enviar esta ajuda a outro país quando não da conta de seus próprios nacionais.
Uma melhor exemplificação ajudará na defesa de minha tese.


O EUA enviou tropas militares e uma frota aérea e marítima para acelerar o auxílio às vítimas do terremoto. A França, país com maior ligação com o Haiti, pois este foi uma antiga colônia desse, transportará uma equipe de militares e de pessoal da segurança civil e hospitalar. A Holanda enviará U$ 2,5 milhões de dólares. Suécia ofereceu U$ 850 mil dólares. Itália U$ 1,5 milhões de dólares. União Européia U$ 4,37 milhões de dólares. Canadá U$ 4,8 milhões de dólares. China U$ 1 milhão de dólares. E o Brasil a maior quantia de todos os blocos ou países U$15 milhões de dólares mais 14 toneladas de alimentos e tropas e ajuda humanitária civil.


O Brasil é sem dúvida um dos países com um incrível potencial econômico e possivelmente será uma das grandes potências no futuro, mas a grande “idiotice” das relações internacionais brasileira e não se comportar uma potência emergente mas como uma potência consolidada, se comparando com países desenvolvidos e aumento incrivelmente de seus gastos para uma publicidade falsária de nossas condições sociais internas.
Mais um dado da controvertida política brasileiro, o Haiti tem uma população aproximadamente de 8 milhões de habitantes e o Brasil tem aproximadamente 16 milhões de habitantes passando fome, o dobro da população total do Haiti, o nosso país é na verdade o 9º país com maior número de pessoas passando fome.


Portanto, como um país com um incrível problema humanitário interno pode ao mesmo tempo ser o país que mais ajuda humanitariamente um país como o Haiti? Matar nossa população para dar “vida” a outra pessoa no exterior não é o que eu chamo de ajuda humanitária. O governo deve rever rapidamente suas políticas publicas para o desenvolvimento mais acelerado da economia para posteriormente ajudar outros países com problemas.

0 comentários: