quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Introdução à Economia, Autor: N. Gregory Mankiw

O Livro do autor N. Gregory Mankiw com o título Introdução à Economia é o exemplar base para o estudo da economia, nele você terá, de forma simples com linguagem tranquila até para iniciantes no tema, explicações passo a passo das teorias e conceitos fundamentas da Introdução a Economia, Microeconomia e Macroeconomia. Estudos fundamentais como as forças de mercado da Oferta e Demanda, os custos da tributação, comércio internacional, monopólio, oligopólio, medindo custo de vida, produção e crescimento, mercado de trabalho dentre outras ferramentas da economia, todo o conteúdo e abordado com diversos exemplos, estudo de caso, gráficos e no final de cada capítulo o autor faz um resumo e um questionário sobre o assunto abordado naquele capítulo. Assim para aqueles já realizaram a leitura do livro poderão facilmente fazer uma revisão rápida.

Mais por ser uma simples tradução de uma edição Norte-Americana traz com sigo muitos dados e informações dos EUA, em alguns momentos do conceito é necessário realizar pesquisas para trazer as informações para o cenário brasileiro, o que pode deixar o estudo um pouco mais lento.
Contudo, é recomendado a todos a leitura minuciosa do livro, através dos conceitos apresentados é possível interagir mais com o mercado capitalista, aprendendo sobre as formas de poupar, como: mercado de Ações; Títulos; Caderneta de Poupança. Outro ganho do conhecimento adquirido é uma análise mais racional das políticas de governo para a economia de um país, as consequências de determinadas ações e com isso facilitar a análise dos debates políticos para as escolhas dos representantes políticos no governo.

Recomendo a todos os cidadãos brasileiros adquirir um exemplar do livro, pois o tema parece, em primeira impressão, acadêmico, mas logo se verifica a praticidade dos conceitos no cotidiano, o conhecimento da matéria irá facilitar em muito a vida de qualquer pessoa.

0 comentários: