quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Evolução do Pensamento Crítico

No último mês venho aumentando em muito a quantidade de leitura, estou perto de 15h de leitura diária, nos meses anteriores não deixei de ler mas a um nível bem reduzido perto do atual, aproximadamente 6h. Após a soma dos meses anteriores e este último mês mais intenso, adquiri um pensamento crítico muito mais elaborado.

Cada vez que assisto o noticiário, não mais engulo pura e simplesmente as informações “jogadas” aos telespectadores, já consigo observar o nível de cada jornal, suas tendências e assim selecionar os melhores para dedicar meu tempo.

Não somente tive uma melhora na análise da informação, mas o maior ganho foi a capacidade de interligar os conhecimentos adquiridos para racionalizar sobre os assuntos atuais, minha capacidade mental de análise das propostas econômicas, crises políticas, e dentre outras discussões como relações internacionais.

Acredito que o principal ganho que obtive é a calara participação no processo político, não mais irei apenas ao sufrágio universal como um corpo sem vida apenas apertar os numerozinhos da urna eletrônica. Hoje sem dúvida farei uma escolha racional dos meus candidatos, analisarei profundamente cada proposta, principalmente nas áreas que tenho como principal: saúde, segurança, economia.

Também não irei apenas ter um papel na data da eleição, irei fiscalizar intensamente o candidato que mereceu meu voto, dentro do possível irei reivindicar as propostas que o mesmo realizou durante a candidatura, e caso não as cumpram, não irei insistentemente votar novamente no mesmo candidato.

Assim, mesmo estudando especificadamente para concurso público, este conhecimento além do meu objetivo profissional, me desperto para a cidadania, e retirou uma idéia errônea de que os problemas estão nos políticos corruptos, o problema esta mesmo nos brasileiros.

0 comentários: