segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estudando Geografia

De todas as matérias até agora estudadas para o concurso do CACD, a única que superficialmente me causou antipatia foi Geografia. Não consegui ainda fazer uma definição da matéria, ele é um complexo de estudos sociais, história extremamente superficial.

Uma clara amostragem desta má definição da matéria de Geografia é o livro do Milton Santos – Metamorfose do Espaço Habitado. No livro nos primeiros capítulos o autor aborda este problema de definição da matéria, os geógrafos atuais carecem delimitação dos estudos, nos capítulos posteriores ele defende uma mundialização do estudo da geografia argumentando que o processo de mudança do espaço geográfico não pode ser estudado de forma interna, pois, a globalização hoje é um fator decisivo para a alteração rápida e significante do espaço habitado.

Inicia a leitura do manual do candidato da Funag de Geografia da autora Regina Célia Araújo, espero que tendo uma leitura do conteúdo geral possa conseguir ter um significado da matéria e assim facilitar meu aprendizado.

0 comentários: