sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Iniciando a prática para o concurso do IRBR

Como todos já devem ter percebido, estou estudando arduamente para o concurso do IRBR (Instituto Rio Branco), esse concurso é um dos mais complexos, se não o mais, de concursos públicos atualmente. A carreira diplomática atrai muitos candidatos a cada ano, principalmente pela fama e status da carreira, se fizer uma pesquisa mais profundo logo vera que muita coisa é lenda.

A maior parte do certame é dissertativo, e para meu azar é justamente a parte onde sou mais incompetente, contudo, já percebendo minha dificuldade utilizarei este blog para treinamento da escrita, estarei produzindo desde resumos, artigos criticas e, com certeza, as respostas das questões já realizadas no concurso.

Poderá futuramente para outro candidato do concurso como uma consulta superficial do conteúdo e dicas de estudos, e para mim uma forma de divulgar meus estudos e praticar as informações que leio e transformar elas em conhecimento.

Minha meta de estudo atualmente é conseguir chegar a 19h de leitura e escrita, pode parecer muito pesado para alguns, mas não estou fazendo mais nada a não ser estudar para este concurso, ou seja, irei dormir 6h estudar o resto, logicamente estou retirando do cálculo os descontos das necessidades básicas como: alimentar; banho e necessidades fisiológicas.

Como tenho uma dificuldade astronômica com a escrita, eu estou lendo muito, notícias, livros, artigos outros blogs especializados. Como um ditado popular “Somente pela prática se chega a perfeição”, estarei escrevendo muito. Espero com isso me ajudar e ajudar todos que acharem o blog pertinente aos seus estudos e para qualquer outro fim desejado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu prezado Giuseppe,
Boa sorte em seus estudos.
Caso se interesse, posso ajudá-lo na correção de algum material escrito (redação) que quiser me enviar. Sou servidor público de carreira há 16 anos. Meu email é:
rublevy@yahoo.com.br

Abraços,
Rubens
Belo Horizonte, MG

mari disse...

É, de fato sua escrita não é das melhores...

Anônimo disse...

Sua disposição é ótima, só falta um pouco de prática, 19 horas de estudo por dia?

Mesmo que você aguente olhar para um livro por 19 horas, você não vai absorver mais nada a partir da 6º.


'Não adianta crescer de véspera.'

Magapoa disse...

Giuseppe, uma dica para escrever bem: abandone o "gerundismo" de vez. Prefira dizer, por exemplo, "escreverei", ao invés de "estarei escrevendo". Gerundismo é um péssimo vício de linguagem tanto na fala quanto na escrita e que os corretores do Instituto Rio Branco não perdoam. Boa sorte para você!

Anônimo disse...

É, de fato sua escrita não é das melhores...

VERDADE