segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Processo de Urbanização do Brasil

Um tópico que achei muito interessante da matéria de Geografia é o processo de urbanização das cidades brasileiras, o mais impactante é perceber as diferenças do processo em cada região, como a história e a globalização econômica moldou este processo.

O que apoiou este processo de urbanização a parti de 1950?, um fragmento retirado do manual do candidato de Geografia da Funag explica bem qual foi o pontapé inicial.

“O processo de urbanização brasileiro apoiou-se essencialmente no êxodo
rural, incentivado pela modernização técnica do trabalho rural e pela concentração
crescente da propriedade fundiária.”

O Sudeste:

A elevada participação da população urbana no conjunto da população do
Sudeste expressa um estágio avançado de modernização econômica, com profunda
transformação da economia rural e subordinação da agropecuária à indústria.

O Centro-Oeste:

O principal fator de contribuição da urbanização do Centro-Oeste foi a construção de Brasília e pelas rodovias que foram construídas para interligar a cidade com o Sudeste.

O Sul:

Esta região teve um processo muito mais lento e limitado até meados de 1970, principalmente por suas características culturais a estrutura agrária familiar e policultora, ancorada no parcelamento da propriedade da terra nas áreas de planaltos, restringia o êxodo rural. Mais tarde, a mecanização acelerada da agricultura e a concentração da propriedade da terra impulsionaram a transferência acelerada da população rural para o meio urbano.

O Nordeste:

No Nordeste o movimento de êxodo rural foi pouco intenso, principalmente pela baixa capacidade produtiva do mercado regional, mas um dado que não aparece nas estatística é que o êxodo da regional não foi do campo para as cidades da região, mas sim, do campo nordestino para as metrópoles do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O Norte:

A região do Norte tem uma peculiaridade, o êxodo para a região não foi para as grandes cidades mas sim para a região rural como consequência de uma novo frente de exploração pioneira.

Estatística Geral:
O processo de urbanização brasileira foi, essencialmente, concentrador: gerou cidades grandes e metrópoles. Em 1940, só existiam duas cidades com mais de 500 mil habitantes, em 1991, elas já eram 25. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas vivem nas metrópoles do país.

0 comentários: